Quem já não ouviu dos seus pais ou avós que os alimentos já não têm o sabor de antigamente?
Quem já não ouviu falar que pela boca morre o peixe?
Pois a verdade é que os alimentos consumidos atualmente são diferentes dos alimentos consumidos no passado.
Os modos intensivos de produção agrícola e pecuária levaram os produtores a adotarem métodos ambientalmente insustentáveis e colocando a saúde dos consumidores em risco.
A utilização intensiva de herbicidas, inseticidas e fungicidas, tal como adubos para crescimento rápido, etc., põem seriamente em causa a qualidade dos alimentos, nomeadamente quanto à presença de resíduos de substâncias nocivas para a saúde humana.
Além disso, a velocidade de crescimento e a forma da adubação retiram sabor e genuinidade aos alimentos.
Em termos ambientais, estes processos de produção são negativos, porque existe a contaminação dos solos, das águas e o choque com o ecossistema envolvente, tanto na flora como na fauna. Por estes motivos, a agricultura e pecuária intensivas põem em causa a sustentabilidade ambiental para as gerações vindouras.
Assim sendo, e por estarmos situados num local privilegiado do nosso país, nasceu em julho de 2014 a JOMAVIL – Produtos Biológicos, uma empresa certificada para produzir e transformar produtos biológicos. A certificação exige um conjunto de regras e medidas que os operadores terão de cumprir.
A empresa nasceu inicialmente com a perspetiva de transformar essencialmente frutos secos, nomeadamente amêndoa, alguma de produção própria e outra comprada a agricultores locais devidamente certificados como biológicos pelos organismos competentes, estimulando desta forma a economia local baseada na agricultura biológica e a exploração dos recursos endógenos da região, que por ter um clima singular origina produtos de extrema qualidade.
Logo nos primeiros contactos com o mercado consumidor fomos desafiados e transformar mais produtos, produtos esses da nossa tão rica região transmontana. Por esse motivo logo no ano seguinte introduzimos novos produtos, nomeadamente mel (urze, rosmaninho e castanheiro) e azeite.
Já no final do ano de 2015 introduzimos nozes e cera de abelha.
Fomos também inovando a nível de embalagem e ao nível da transformação dos produtos, nomeadamente na amêndoa, que comercializamos, crua com pele, crua sem pele, torrada, torrada salgada e ralada.
Neste momento, os nossos produtos estão colocados em muitas lojas de produtos biológicos em todo o país, incluindo Açores e Madeira, e temos uma página na internet com uma loja online, em www.jomavil.com, permitindo desta forma que qualquer pessoa possa comprar diretamente os nossos produtos.
No futuro, a JOMAVIL espera poder chegar a mais pessoas, em Portugal e além-fronteiras, e com mais produtos, apostando sempre nos produtos biológicos, na sua qualidade, no sabor, na ausência de substâncias prejudiciais à saúde e garantindo uma sustentabilidade ambiental dos pontos de produção dos seus produtos.
Alimentos biológicos vs. Alimentos Convencionais
A verdade é que a maioria das pessoas pensa que os produtos biológicos são muito mais caros que os convencionais, o que nem sempre é verdade. Do ponto de vista da produção, é mais caro produzir em modo biológico, porque os fertilizantes e métodos utilizados são mais dispendiosos e a produtividade é inferior, por causa dos insetos, infestantes, etc., ou seja, o risco é maior.
No entanto, os preços tendem a descer com cada vez mais produtores a apostar neste tipo de agricultura.
Se em vez de perguntarmos o porquê dos alimentos biológicos serem tão caros, perguntemos o porquê de os alimentos convencionais serem tão baratos.
Os alimentos biológicos em termos nutricionais são mais ricos, têm mais vitaminas, minerais, enzimas e micronutrientes do que os alimentos cultivados de forma convencional.
Se a saúde é a nossa maior riqueza, então todos deveríamos consumir apenas produtos biológicos.
A JOMAVIL espera que no futuro a grande maioria dos consumidores opte pelos produtos biológicos e é nesse sentido que estamos a inovar todos os dias, com produtos novos e novas formas de os apresentar, estando permanentemente em contacto com os nossos clientes, ouvindo as suas críticas e necessidades, para que não falte opções a quem quer mudar para um estilo de vida mais saudável.